ALEMS homenageia Dra. Marlene com Moção de Aplauso por sua atuação na educação legislativa
Dra. Marlene Figueira da Silva, secretária e Gestão de Pessoas e presidente de Honra da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet

A Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul (ALEMS) aprovou, na Sessão Ordinária do dia 24 de junho de 2025, Moção de Aplauso à Dra. Marlene Figueira da Silva, secretária de Gestão de Pessoas e presidente de Honra da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, desta Casa de Leis. A homenagem foi proposta pela deputada Estadual Mara Caseiro (PSDB), presidente da escola.

O reconhecimento destaca o papel fundamental desde a criação, estruturação e o pleno funcionamento da primeira Escola do Legislativo do Estado criada por meio da Lei nº 2.762, de 12 de dezembro de 2003. A instituição começou suas atividades em janeiro de 2004 e, desde então, se consolidou como um espaço essencial para a formação e qualificação de servidores públicos, parlamentares e da sociedade civil, ampliando o acesso à informação qualificada e incentivando a participação cidadã.

De acordo com o texto aprovado, “a atuação da Dra. Marlene foi decisiva para a consolidação de um espaço institucional voltado à formação, qualificação e valorização dos membros e servidores do Poder Legislativo sul-mato-grossense, promovendo o fortalecimento da cidadania, o aperfeiçoamento da gestão pública e a aproximação do Parlamento com a sociedade.

Sua dedicação, competência técnica e visão institucional deixaram um legado permanente, servindo de inspiração para todos que acreditam na educação como ferramenta de transformação social e no Parlamento como espaço de promoção do conhecimento e da democracia. Por sua trajetória exemplar, espírito público e relevante contribuição à história desta Casa de Leis,” , afirma trecho da Moção proposta pela deputada Mara Caseiro.

A Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet conta hoje com diversas parcerias institucionais no âmbito das esferas Municipal, Estadual e Federal incluindo a Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL), a Escola de Governo (EscolaGov), o Instituto Legislativo Brasileiro (ILB/Senado Federal), dentre outros.

“Tudo o que fiz foi com muita satisfação, com muito amor à minha profissão, em especial à educação legislativa. Agradeço aos deputados que aprovaram a Moção de Aplauso, ao nosso presidente deputado Estadual Gerson Claro, e em especial à deputada Estadual Mara Caseiro que propôs a moção”, agradece Dra. Marlene.