Em cerimônia marcada pela celebração do Jubileu de Prata, dos 25 anos do Parlamento Internacional Municipal (Parlim), a doutora Marlene Figueira da Silva, Secretária de Gestão de Pessoas da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, foi uma das homenageadas da noite. Em reconhecimento ao seu trabalho à frente da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, onde exerce a função de presidente de Honra, a doutora Marlene recebeu a Medalha de Mérito Legislativo Internacional, por sua destacada contribuição na gestão pública e no fortalecimento da educação no Estado.
Durante o evento, realizado no Centro de Convenções de Ponta Porã, no dia 14 de novembro, foram entregues ao todo 25 Medalhas, como reconhecimento na pela contribuição significativa para o desenvolvimento da região e para as boas relações entre o Brasil e Paraguai.
Deputado Paulo Corrêa recebendo a comenda Internacional
Além de Marlene Figueira da Silva, outros notáveis nomes foram agraciados com a honraria, entre eles, destacaram-se o deputado Paulo Correa, primeiro secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, a reitora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Camila Celeste, e o defensor público-geral do Estado, Pedro Paulo Gasparini. Também foram reconhecidos os senadores e deputados federais Nelsinho Trad, Soraya Thronicke, Dagoberto Nogueira e Beto Pereira, entre outros.
A comenda também foi estendida a representantes de ambas as nações, como o embaixador do Paraguai no Brasil, Juan Ángel Delgadillo (representado pelo cônsul Carlos Alberto Gamarra), o embaixador do Brasil no Paraguai, José Antônio Marcondes, e o governador do Departamento de Amambay, Juan Silvino Acosta Benitez.
Evento realizado no Centro de Convenções de Ponta Porã reuniu autoridades dos dois países com entrega de homenagens
O evento foi também marcado por apresentações culturais e um coquetel com comidas típicas da região de fronteira, celebrando a rica diversidade cultural e a estreita colaboração entre os dois países. A troca de experiências e o fortalecimento dos laços de amizade e cooperação foram temas centrais na celebração, que reforçou a importância do Parlim como um fórum para discutir e resolver desafios comuns entre Ponta Porã e Pedro Juan Caballero, promovendo o desenvolvimento e a paz na região de fronteira.
Parlim
Fundado há 25 anos, o Parlamento Internacional Municipal reúne representantes de cidades e municípios de diferentes países, idealizado pelo vereador Marcelino Nunes de Oliveira, com o objetivo de promover o diálogo, a troca de experiências e a cooperação em questões que impactam as comunidades locais, especialmente em regiões de fronteira. A organização tem sido um importante fórum para discutir questões como segurança, saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento econômico, visando sempre soluções conjuntas para os desafios enfrentados pelas cidades vizinhas.