Presidente de Honra da Escola do Legislativo recebe comenda Internacional
Doutora Marlene Figueira da Silva, secretária de Gestão de Pessoas

Em cerimônia marcada pela celebração do Jubileu de Prata, dos 25 anos do Parlamento Internacional Municipal (Parlim), a doutora Marlene Figueira da Silva, Secretária de Gestão de Pessoas da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, foi uma das homenageadas da noite. Em reconhecimento ao seu trabalho à frente da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, onde exerce a função de presidente de Honra, a doutora Marlene recebeu a Medalha de Mérito Legislativo Internacional, por sua destacada contribuição na gestão pública e no fortalecimento da educação no Estado.

Durante o evento, realizado no Centro de Convenções de Ponta Porã, no dia 14 de novembro, foram entregues ao todo 25 Medalhas, como reconhecimento na pela contribuição significativa para o desenvolvimento da região e para as boas relações entre o Brasil e Paraguai.

Deputado Paulo Corrêa recebendo a comenda Internacional

Além de Marlene Figueira da Silva, outros notáveis nomes foram agraciados com a honraria, entre eles, destacaram-se o deputado Paulo Correa, primeiro secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, a reitora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Camila Celeste, e o defensor público-geral do Estado, Pedro Paulo Gasparini. Também foram reconhecidos os senadores e deputados federais Nelsinho Trad, Soraya Thronicke, Dagoberto Nogueira e Beto Pereira, entre outros.

A comenda também foi estendida a representantes de ambas as nações, como o embaixador do Paraguai no Brasil, Juan Ángel Delgadillo (representado pelo cônsul Carlos Alberto Gamarra), o embaixador do Brasil no Paraguai, José Antônio Marcondes, e o governador do Departamento de Amambay, Juan Silvino Acosta Benitez.

Evento realizado no Centro de Convenções de Ponta Porã reuniu autoridades dos dois países com entrega de homenagens

O evento foi também marcado por apresentações culturais e um coquetel com comidas típicas da região de fronteira, celebrando a rica diversidade cultural e a estreita colaboração entre os dois países. A troca de experiências e o fortalecimento dos laços de amizade e cooperação foram temas centrais na celebração, que reforçou a importância do Parlim como um fórum para discutir e resolver desafios comuns entre Ponta Porã e Pedro Juan Caballero, promovendo o desenvolvimento e a paz na região de fronteira.

Parlim

Fundado há 25 anos, o Parlamento Internacional Municipal reúne representantes de cidades e municípios de diferentes países, idealizado pelo vereador Marcelino Nunes de Oliveira, com o objetivo de promover o diálogo, a troca de experiências e a cooperação em questões que impactam as comunidades locais, especialmente em regiões de fronteira. A organização tem sido um importante fórum para discutir questões como segurança, saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento econômico, visando sempre soluções conjuntas para os desafios enfrentados pelas cidades vizinhas.